Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194
Resumo
SALES, Tiago Amaral. O QUE PODEM AS EDUCAÇÕES MENORES EM HIV/AIDS? CAMINHOS POSSÍVEIS À EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.72, pp.391-410. Epub 06-Maio-2024. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p391-410.
Este texto é tecido ao modo de um manifesto e, através da cartografia, objetiva-se imbricar em educações menores em HIV/aids, em ressonâncias com a educação em ciências e biologia. São tangenciados três filmes que apresentam como temática central a pandemia de HIV/aids e, a partir deles, desdobram-se três escritas literárias ficcionais atravessadas por educações maiores e menores em HIV/aids. A partir dos filmes e das escritas literárias, mobilizam-se pensamentos e problematizações acerca dos caminhos e dos desafios contemporâneos no que diz respeito à pandemia de HIV/aids, assim como nas ressonâncias transdisciplinares que competem à educação em saúde e à educação em corpo e sexualidade. Ressaltam-se que tanto as narrativas fílmicas quanto as escritas podem compor as caixas de ferramentas potentes aos educadores em HIV/aids, em saúde, em ciências e biologia que estejam interessados em caminhar pelos caminhos menores, comprometidos com a produção de outras relações com o corpo, a saúde e a vida.
Palavras-chave : Educação em Ciências e Biologia; Educação em Saúde; Escritas Literárias; Cinema e Educação; Corpo e Sexualidade..