Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194
Resumo
ROJAS-ESTRADA, Elizabeth-Guadalupe; AGUADED, Ignacio; RENES-ARELLANO, Paula e BORGES, Gabriela. REDE INTERNACIONAL ALFAMED COMO PROPOSTA EURO- AMERICANA DE EDUCAçÃO E COMUNICAçÃO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2024, vol.33, n.73, pp.53-73. Epub 01-Maio-2024. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v33.n73.p53-73.
Em um ambiente marcado pela sociedade da informação, lógica de rede e pelas perturbações sociais decorrentes da pandemia de COVID-19, a colaboração científica internacional experimentou um notável crescimento. Nesse contexto, a Rede Interuniversitária Euro-americana de Investigação sobre Competências Médias para a Cidadania (Red Alfamed), estabelecida em 2014, emerge como uma entidade-chave para o avanço do campo que integra educação e comunicação. Sua presença em 19 países promove uma comunidade global de pesquisadores que colaboram para moldar uma cidadania capaz de enfrentar os desafios emergentes do ecossistema midiático de maneira crítica, criativa e ética. Portanto, este artigo explora a relevância e os benefícios desse tipo de estrutura acadêmica, analisando as contribuições da Red Alfamed como modelo de internacionalização. Com esse propósito, é apresentada uma revisão detalhada de seus projetos de extensão e iniciativas.
Palavras-chave : internacionalização da educação superior; tecnología digital; educação em rede..