Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
FARIA, Paula Maria Ferreira de e CAMARGO, Denise de. Metassíntese: revisão sistemática qualitativa na área da educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270122. Epub 21-Dez-2022. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270122.
Diante da necessidade de desenvolver estudos qualitativos que possam subsidiar a tomada de decisões na área educacional e como forma de promover o desenvolvimento de pesquisas teóricas consistentes na área da Educação, este artigo apresenta a metassíntese, modalidade de revisão sistemática qualitativa que consiste em um processo complexo e delicado de integração interpretativa dos resultados de estudos qualitativos primários, alcançando um nível de compreensão teórica abrangente e profundo. O artigo descreve o conceito e as etapas para a realização de metassínteses e apresenta contribuições desenvolvidas pelas autoras no sentido de facilitar a organização e a síntese dos dados em metassínteses, colaborando para a realização de revisões de literatura consistentes e de qualidade, concordes aos pressupostos da pesquisa qualitativa em Educação.
Palavras-chave : metassíntese; pesquisa qualitativa; revisão sistemática; educação.