Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação Especial
versão impressa ISSN 1413-6538
Resumo
GUHUR, Maria de Lourdes Perioto. Dialética inclusão-exclusão. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2003, vol.09, n.01, pp.39-56. ISSN 1413-6538.
Pretende-se compreender, numa perspectiva dialética, como se situam na atualidade as discussões sobre a inclusão de pessoas com necessidades especiais com deficiências no sistema regular de ensino. Faz-se de inicio uma breve consideração de cunho conceitual formal a respeito do paradigma da inclusão e, em seguida, toma-se como ângulo de análise a sua interface, a exclusão, e a contraditória relação entre ambas ao longo da história. Ancorados em idéias de alguns autores, questionamentos são colocados a respeito de como a sociedade vem se organizando para encaminhar alternativas de atendimento a estes seus membros que apresentam diferenças em relação aos demais, tendo em vista as exigências e os valores disseminados num contexto marcado pelas propostas da globalização.
Palavras-chave : Inclusão; Exclusão; Sistema de Ensino; Globalização.