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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765
Resumo
ZIMMERMANN, Melissa Maria de Souza e ALVES, Lourdes. Proposta de instrumento de meta-avaliação da autoavaliação institucional na educação superior. Avaliação (Campinas) [online]. 2022, vol.27, n.3, pp.493-512. ISSN 1982-5765. https://doi.org/10.1590/s1414-40772022000300006.
Para as Instituições de Ensino Superior (IES), os processos avaliativos são transformadores, na medida que apresentam argumentos para desencadear esse movimento. Sendo a autoavaliação o ponto de partida para o processo avaliativo no âmbito da educação superior, este trabalho tem como objetivo propor um protótipo de instrumento de meta-avaliação para utilização na avaliação do processo e dos resultados da autoavaliação institucional de IES brasileiras. Para atender a este objetivo foram realizadas três etapas da pesquisa as quais, em conjunto, buscaram identificar atributos, critérios e indicadores para compor o referido instrumento. As etapas foram: pesquisa bibliográfica, análise documental dos relatórios de autoavaliação institucional e levantamento (Survey) aplicado com os membros das Comissões Próprias de Avaliação (CPA) das IES do Estado de Santa Catarina, por meio de questionário. A partir da análise dos dados coletados, foi possível definir os elementos mais relevantes para a elaboração do protótipo de instrumento de meta-avaliação aplicável à autoavaliação institucional apresentado como resultado deste estudo, a fim de buscar qualificar continuamente este processo que visa a melhoria da educação superior brasileira. Por tratar-se de um protótipo, recomenda-se a continuidade da pesquisa com a aplicação do instrumento de meta-avaliação pelas CPAs das IES brasileiras, como forma de testagem e abertura para novas discussões sobre o assunto.
Palavras-chave : meta-avaliação; autoavaliação institucional; avaliação da educação superior.