Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765
Resumo
SILVA, Raissa Araujo e PAIVA, Maria Cristina Leandro. A organização do ambiente virtual de aprendizagem na EaD: o ponto de vista dos estudantes. Avaliação (Campinas) [online]. 2023, vol.28, e023021. Epub 28-Out-2023. ISSN 1982-5765. https://doi.org/10.1590/s1414-40772023000100032.
Este artigo objetiva discutir a organização didática do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) a partir do ponto de vista dos estudantes e compreender as singularidades dos processos de interação nesse contexto. Os dados foram construídos com base em um questionário aplicado com estudantes de diferentes cursos de um polo da Educação a Distância. Os resultados indicam que a organização didática das páginas depende de um planejamento que articule os conteúdos, as estratégias metodológicas, os recursos didáticos, a avaliação e as informações, de modo a atender às especificidades da EaD. Quanto ao fenômeno da interação, destaca-se a participação ativa e constante, além dos feedbacks, como potencializadores das relações entre os atores envolvidos, o que contribui para o engajamento do estudante.
Palavras-chave : educação a distância; ambiente virtual de aprendizagem; organização didática; interação.