Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
NEIRA, Marcos Garcia. Por uma sociedade menos injusta: experiências com a Educação Física cultural. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e40779. Epub 21-Mar-2022. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc28202240779.
A mazela da desigualdade social desafia a sociedade como um todo e a educação em específico. No caso da Educação Física, a perspectiva curricular cultural se autoproclama comprometida com o combate à injustiça social. Com o objetivo de verificar a efetividade dessa proposta, o presente artigo analisa relatos de experiências. Conclui que os docentes que colocam o currículo cultural em ação tematizam práticas corporais do repertório de grupos diversos sem hierarquizar conhecimentos. Essa “ecologia de saberes” se mostra potente na formação de sujeitos solidários, ponto de partida para a construção de uma sociedade menos injusta.
Palavras-chave : Currículo; Educação Física; Justiça social.