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Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
CUNHA, Marta Lyrio da e VILARINHO, Lúcia Regina Goulart. Concepção emancipatória: uma orientação na formação continuada a distância de professores. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2009, vol.09, n.26, pp.133-148. ISSN 1981-416X.
A pesquisa investigou como a literatura pedagógica vem abordando a formação continuada a distância de professores a partir de periódicos nacionais classificados pelo processo Qualis/CAPES na categoria indicativa de qualidade A, incluindo também os trabalhos apresentados nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e os publicados pela Revista Brasileira de Tecnologia Educacional ao longo de cinco anos (2000-2004). Dos 37 artigos encontrados e analisados verificou-se que mais da metade se alinha à perspectiva emancipatória, o que sugere um movimento de superação da visão instrumental que marcou a formação docente nos anos de 1970 e 1980. Identificou-se, ainda, a presença de significativas contribuições que podem subsidiar a (re)formulação dessa formação.
Palavras-chave : Perspectiva Emancipatória; Formação Continuada de Professores; Educação a Distância.