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Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949
Resumo
WEISS, Douglas Rodrigo Bonfante e LOURO, Ana Lúcia. IDENTIDADES DE PROFESSORES MÚSICA: NARRATIVAS DE ACORDEONISTAS. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.1, pp.85-101. Epub 24-Set-2019. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.11340.
Neste artigo, foram analisadas as características identitárias na formação de cinco professores de acordeom de cinco distintas cidades do Rio Grande do Sul. Para isso, apoiamo-nos em teorias que abordam a formação de professores de música e na teoria da mutação identitária, apresentada por Dubar (2009). Este estudo se caracteriza como qualitativo e as narrativas foram realizadas por meio de entrevistas semi-estruturadas, fazendo uso da História Oral. Na discussão teórica, é apresentada uma interpretação das narrativas, destacando traços identitários estudados por Dubar (2009). Dentro das instituições que o autor analisa como estando em crise, destacam-se a questão de família, essa considerada mais como legado de tradição do que crise, questões de gênero, trabalho e religião. Por meio da análise da crise das identidades, pretendemos contribuir para o debate sobre Sociologia da Educação Musical, focalizando a formação de professores de instrumentos, sendo esta a principal relevância deste trabalho.
Palavras-chave : Educação Musical; Professores de instrumento; Acordeom; Crise de identidades.