Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Reflexão e Ação
versão On-line ISSN 1982-9949
Resumo
MELO, Antongnioni Pereira; VASCONCELOS, Nelson Adriano Ferreira de e FONSECA NETO, João César da. O papel da tecnologia na educação em tempos de pandemia: concepções sobre o legado de Paulo Freire. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.1, pp.201-216. Epub 22-Ago-2023. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.16011.
Este artigo analisa a educação brasileira em tempos de Covid-19, o uso e o fetiche das tecnologias da informação e comunicação (TICs) à luz das categorias de opressão e exclusão, presentes na obra de Paulo Freire. A pesquisa, bibliográfica e exploratória, a partir da vida e do pensamento freireano, estudou o incremento do uso das TICs durante a crise sanitária e as contradições que emergiram a partir das relações de opressão-libertação e inclusão-exclusão que impactaram a vida escolar neste cenário. Por fim, oferecem-se reflexões a partir das inconclusões da temática, com vistas a novas incursões epistemológicas.
Palavras-chave : Covid-19; Exclusão; Opressão; Paulo Freire; Tecnologias da Informação e Comunicação.