Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Eccos Revista Científica
versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278
Resumo
GONCALVES, Amanda Melchiotti e DEITOS, Roberto Antonio. COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): FUNDAMENTOS TEÓRICOS E IDEOLÓGICOS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.52, e10678. Epub 29-Jan-2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n52.10678.
Este artigo objetiva analisar os fundamentos teóricos e ideológicos das Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, dispõe-se dos seguintes documentos: a própria BNCC, o documento divulgado pelo Movimento pela Base Nacional Comum Curricular e o documento Educação em Quatro Dimensões, divulgado pelo Center for Curriculum Redesign. A partir dessa análise, percebe-se que o discurso neoliberal das reformas educacionais, empreendidas ainda na década de 1990, continua presente nas propostas curriculares e são observáveis na reforma proposta pela BNCC, por meio das dez Competências Gerais. Os argumentos são de que a educação pautada em competências representa a noção ideológica de um pensamento que visa moldar os indivíduos às exigências socioeconômicas. A fim de “ajustar” o ser humano ao seu ambiente e à sua cultura, as Competências Gerais da BNCC expressam teórica e ideologicamente os valores essenciais para o século XXI. Logo, essas competências, tais como consignadas nesse documento, refletem a conservação e reprodução de uma sociedade desigual, pautada nos interesses das classes dominantes.
Palavras-chave : Estado; Educação; Competências Gerais da BNCC..