SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número63EFEITOS DE SENTIDO DE SILÊNCIOS CONSTITUTIVOS DO RACISMO: O CASO DOS 80 TIROSDARCY RIBEIRO: UM INTELECTUAL/MILITANTE LATINO-AMERICANO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

GONCALVES, Jonas Rodrigo  e  PEREIRA, Ondina Pena. AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DOS AFETOS DE SPINOZA À PSICOLOGIA DA DIFERENÇA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.63, e22071.  Epub 12-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n63.22071.

A Psicologia da Diferença consiste na criação de um campo conceitual cuja principal característica é a de fornecer instrumentos para que exerça a função crítica às teorias psicológicas afinadas com os sistemas hegemônicos de construção de sentidos, principalmente aqueles que afirmam hierarquias, oposições disjuntivas e normas e trabalham pela homogeneização das diferenças. Por causa disso, objetiva a valorização das singularidades. Articula-se com a Filosofia da Diferença, com a Psicologia Política e com a Clínica Política. Nesse sentido, exporemos nesse artigo as teorias básicas que permitirão o direcionamento temático aqui proposto à Psicologia da Diferença, enquanto escuta experimental, que põe em prática uma ética das singularidades. Este estudo se caracteriza como uma produção epistemológica de caráter conceitual acerca das contribuições da teoria dos afetos de Spinoza com a Psicologia da Diferença.

Palavras-chave : spinoza; teoria dos afetos; psicologia da diferença..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )