Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versão On-line ISSN 2176-6681
Resumo
CRUZ, Magna Silva e ALBUQUERQUE, Eliana Borges. Alfabetização e letramento no 1º ciclo: o que as crianças aprendem sobre a escrita a cada ano?. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.230, pp.126-147. ISSN 2176-6681.
Objetiva verificar a apropriação da escrita por alunos do 1º ciclo tanto no que se refere ao domínio do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) quanto à capacidade de produzir textos. Participaram da pesquisa 60 alunos de uma escola. Como procedimentos metodológicos, foram utilizadas duas atividades diagnósticas: um ditado mudo e uma atividade de reescrita de texto. A análise dos dados revelou que a maioria dos alunos das três turmas concluiu o ano na fase alfabética de escrita, apresentando razoável domínio das correspondências grafofônicas diretas. Quanto à produção textual, as crianças do 1o ano foram as que apresentaram melhor desempenho. Esses resultados apontam para a possibilidade de os alunos se apropriarem do SEA ao mesmo tempo em que ampliam suas experiências de letramento.
Palavras-chave : Alfabetização; Letramento; Metas; Aprendizagem; Sistema de Ciclos.