Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versão On-line ISSN 2176-6681
Resumo
SEMEGHINI-SIQUEIRA, Idméa. Recursos educacionais apropriados para recuperação lúdica do processo de letramento emergente. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.230, pp.148-165. ISSN 2176-6681.
Trata-se de investigação para discutir os recursos educacionais necessários para o desenvolvimento do letramento emergente e do processo de alfabetização de crianças de 6 anos no ensino fundamental de 9 anos. A pesquisa, realizada na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP, teve foco direcionado a atividades de oralidade e leitura, pois considera-se que o ponto-chave da alfabetização é o aprender a ler. Conta com o aporte das neurociências para discutir a aprendizagem e, como resultados dessa investigação, são apresentados recursos apropriados que podem viabilizar um percurso lúdico e eficaz na aprendizagem de leitura e escrita por crianças.
Palavras-chave : Letramento; Alfabetização; Recursos Didáticos; Ludicidade; Leitura; Escrita.