Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Leitura: Teoria e Prática
versão On-line ISSN 2317-0972
Resumo
ANDRADE, Mara Lucia Fabricio de e COUDRY, Maria Irma Hadler. E a pontuação? A escrita de crianças do ensino fundamental (Ciclo II). LTP [online]. 2013, vol.31, n.60, pp.29-45. ISSN 2317-0972.
Neste texto apresentamos dados de uma avaliação de linguagem realizada em escola pública do estado de SP para desenvolver uma reflexão em torno do que é inerente à patologia e à média. Tomando como norte as questões de pontuação, comparamos textos escolares com textos produzidos por sujeitos com queixas relacionadas a linguagem e a dificuldades de aprendizagem. O que se observa em ambos são problemas muito semelhantes, característicos do processo de aquisição de linguagem. Esses problemas, muitas vezes confundidos com processos patológicos, indicam que o processo de aquisição da escrita não está se consolidando no período adequado (ciclo I), ficando para o próximo nível (ciclo II), quando ou se estagna ou, com intervenção adequada, é passível de continuar a se desenvolver
Palavras-chave : Pontuação; Reescrita; Atenção Dividida.