Dossier Ethical Implications of Practicing Philosophy with Children and Adults: Irony, Misogyny and Narcissism on Debate |
| |
| · O facilitador como auto-liberador e possibilitador: responsabilidade ética em comunidades de investigação filosófica Kizel, Arie
|
| |
| · Mantenho meu chapéu cultural: explorando uma filosofia "habilitadora da cultura" para / com a prática infantil Elicor, Peter Paul
|
| |
| · A que convida o convite ao filosofar? Gomes, Vanise Dutra; Vieira, Paula Alexandra
|
| |
| · Bem debaixo de nossos narizes: o adiamento da igualdade política das crianças e o agora Haynes, Joanna; Murris, Karin
|
| |
| · Educação filosófica baseada no lugar: reconstruindo o "lugar", reconstruindo a ética Thornton, Simone; Graham, Mary; Burgh, Gilbert
|
| |
| · ironia e pensamento cuidadoso em filosofia com crianças garcía-moriyón, félix
|
| |
| · sobre nascimentos e partos: derivas ético-política da figura do “proffesor-parteiro" na filosofia com/ para crianças. macías, julián
|
| |
| · some ethical implications of practicing philosophy with children and adults kennedy, david; Kohan, walter omar
|
| |
Dossier "Infâncias e necropolítica: outros possíveis" |
| |
| · A infância e o (in)dizível: poder ubuesco, resistência e a possibilidade da justiça Melo, Eduardo Rezende; Schilling, Flavia
|
| |
| · Dar infância a infância. Notas para uma política e poética do tiempo. Skliar, Carlos; Brailovsky, Daniel
|
| |
| · Necropolítica, governo sobre as infâncias negras e educação do rosto Silva, Divino José da; Almeida, Jonas Rangel de; Pagni, Pedro Angelo
|
| |
| · O erê e o devir-criança negro: outros possíveis em tempos necropolíticos Carvalho, Alexandre Filordi de; Souza, Ellen de Lima
|
| |
| · do poder disciplinar ao biopoder à necropolítica: a criança negra em busca de uma infância descolonizada Gomes, Nilma Lino; Teodoro, Cristina
|
| |
| · sobrevida da infância surda numa sociedade centrada na língua oral: o caso covid-19 e a viralização da libras martins, vanessa regina de oliveira
|
| |
| · the brownies’ book: du bois e a construção de uma referência literária para identidade negra infanto-juvenil Silvério, valter roberto
|
| |
| · pensar outros possíveis entre infâncias e necropolíticas Souza, ellen lima; carvalho, alexandre filordi
|
| |
| · à prova de balas? necroinfâncias cariocas, violência de estado e filosofias da rua reis, diego dos santos
|
| |
Artigos |
| |
| · Existe uma forma de cidadania específica da filosofia para crianças? Leseigneur, Clarisse
|
| |
| · Teatro fórum encontra com a filosofia para / com crianças: explorando fisicamente situações desafiadoras na comunidade de investigação filosófica Dewitt, Zach; Kingan, Emi
|
| |
| · Música, autismo e diferenças: a representação como violência em levinas e deleuze Oliveira, Stephan Malta; Damasceno, Luisa Azevedo; Hofmann, Nathalie Emmanuelle; Damasceno, Letícia Azevedo; Schaefer, Cecília Albuquerque Reynaud; Silveira, Alba Cristina Martins Da
|
| |
| · Cartografia infantil: enfoques metodológicos seguidos de experiências com crianças e jovens de portugal e brasil Almeida, Tiago; Costa, Luciano Bedin da
|
| |
| · ‘Ver’ com / no mundo: tornar-se pequeno Giorza, Theresa; Murris, Karin
|
| |
| · A noção de fink de brincar no contexto da investigação filosófica com crianças. Petropoulos, Georgios
|
| |
| · De chrónos à aión - onde habitam os tempos da infância? Araújo, Janice Débora de Alencar Batista; Costa, Rebeka Rodrigues Alves da; Frota, Ana Maria Monte Coelho
|
| |
| · Devir-professor brasileiro em tempos de pandemia Barbosa, Meirilene dos Santos Araújo; Garcia, Laís Helena; Frota, Ana Maria Monte Coelho
|
| |
| · fabulate ergo sum: a criação, o currículo e o cuidado com a vida roseiro, steferson zanoni
|
| |
| · A autenticidade como ideal inarticulado no discurso contemporâneo sobre boas infâncias Miranda, Luiz do Valle
|
| |
| · atrever-se a uma escrita infantil: a infância como abrigo e refúgio omar kohan, walter; costa carvalho, magda
|
| |
| · diálogos filosóficos sobre os cuentos de fadas de hans christian andersen. um estudo de caso de manuais de fpc Muckadell, Caroline Schaffalitzky de; Bom, Anne Klara
|
| |
| · o que dizem os livros didáticos de história sobre a infância? análise de textos escolares chilenos Sepúlveda, humberto álvarez
|
| |
| · spinoza sobre as crianças e a infância Ayalon, noa lahav
|
| |
| · a aprendizagem das matemáticas desde filosofia para/com crianças Hernández, yuli piracoca; díaz, liliana andrea mariño
|
| |
| · experiências de crianças em diálogos filosóficos online muckadell, caroline schaffalitzky de; Jensen, søren sindberg; schou-juul, frederik
|
| |
| · o círculo de histórias como uma prática de investigação democrática e crítica Fletcher, natalie m.; Gregory, maughn rollins; shea, peter; sykes, ariel
|
| |
| · o que podemos no encontro com a infância? um convite a um olhar heterotópico borges, letícia de lima; menezes, eliana da costa pereira de
|
| |
| · o poder a partir da perspectiva de foucault e a prática de filosofia com crianças na escola. salas, ana corina
|
| |
| · o papel da dúvida na investigação filosófica colaborativa com crianças fynes-clinton, elizabeth jean; renshaw, peter
|
| |
Pesquisas/Experiências |
| |
| · Nomen presságio. Uma narrativa pedagógica sobre uma comunidade de investigação em contexto de formação de professores. Rodriguez, Gonzalo Santiago
|
| |
| · Uma ilha chamada serendipia: definições ético pedagógicas no projeto filosofar com crianças. Andrade, Sergio
|
| |
Resenhas |
| |
| · Matthews, Gareth B. The child’s philosopher. Maughn Rollins Gregory & Megan Jane Laverty, eds. London & New York: Routledge, 2022. kennedy, david
|
| |
| · everyone’s a critic: the liminal space between theory and children’s literature in kenneth kidd’s theory for beginners piede, samantha elizabeth
|
| |