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Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
FILIPE, Fabiana Alvarenga e BERTAGNA, Regiane Helena. A concepção de qualidade educacional impulsionada pelas avaliações externas no estado de São Paulo. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.46, pp.188-219. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13297.
Este artigo apresenta dados de pesquisa e visa analisar a concepção de qualidade educacional induzida pela sistemática de avaliação em larga escala adotada do estado de São Paulo. Com relação aos procedimentos metodológicos, insere-se na Abordagem Qualitativa (ANDRÉ, 2005) por meio da Pesquisa Bibliográfica sobre avaliação e qualidade educacional, Levantamento Documental e Análise de Conteúdo. Evidenciou-se que o ideário neoliberal que permeia a política educacional paulista, desde a década de 1990, induz a qualidade educacional a uma concepção reducionista, pautada na quantificação de resultados. A pesquisa possibilitou também a reflexão acerca da Avaliação Institucional Participativa e do conceito de Qualidade Negociada como caminho para alcançar a Qualidade Social da Educação.
Palavras-chave : Qualidade educacional; Avaliação em larga escala; Políticas educacionais.