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Revista Brasileira de Educação Especial
versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470
Resumo
TORRES, Manuel; MOREIRA, Clarissa; GOMES, Fernando e SANTOS, Sofia. Arc’s Self-Determination Scale: Adaptação e Validação à População Adolescente e Adulta Portuguesa com DID. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0135. Epub 25-Fev-2022. ISSN 1980-5470. https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0135.
No atual contexto português, é ainda visível a generalizada dificuldade em obter instrumentos de avaliação adaptados à população com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) que avaliem o constructo da autodeterminação. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo a adaptação e a validação da Arc’s Self-Determination Scale à população adolescente e adulta portuguesa com DID. Para esse efeito, foram seguidas as recomendações internacionais inerentes a processos dessa natureza, culminando em uma avaliação de 11 peritos para a evidência quantitativa da validade de conteúdo. Todos os itens dessa escala foram considerados como relevantes ou muito relevantes (n=72), tendo-se obtido acordos moderados (k>.40) e excelentes (k>.75) entre os peritos no cálculo do Kappa de Cohen. A amostra foi constituída por 500 indivíduos adolescentes e adultos entre 16 e 70 anos de idade (24.03±9.15), sendo 256 do género feminino e 244 do género masculino com e sem DID. A escala apresentou uma excelente consistência interna (α=.89), com tendência para correlações fracas a moderadas (.01>r<.51). Os procedimentos inerentes à validade de constructo são, igualmente, apresentados e discutidos. Os principais resultados parecem apontar a ideia de que o instrumento em estudo apresenta as características de validade e de fiabilidade necessárias para que possa ser utilizado em nível nacional.
Palavras-chave : Autodeterminação; Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental; Validade; Fiabilidade.