SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Etnografia de rede: mudando perspectivas e abordagens para compreender a governança educacionalAgência radical-transformadora: continuidades e contrastes em relação à agência relacional e implicações para a educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

BIRAO, Fabiana Cristina Giehl  e  DENARI, Fátima Elisabeth. Programa Educacional de Introdução à Linguagem Cartográfica Tátil e introdução à leitura de mapas na sala de aula comum. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21406.  Epub 15-Mar-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21406.085.

Este artigo, baseado em tese de doutoramento, tem como objetivo geral analisar os efeitos do Programa Educacional de Introdução à Linguagem Cartográfica Tátil1, quando aplicado no contexto da sala de aula comum, com alunos com cegueira. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratória de natureza descritiva, caracterizada por uma intervenção. Foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário aberto, sondagem, entrevista, diário de campo e o programa de intervenção. Os dados foram submetidos à análise descritiva. O desenvolvimento deste estudo mostrou que o programa mencionado pode e deve ser desenvolvido pelos professores com todos os alunos na sala de aula comum.

Palavras-chave : Educação Especial; Cegueira; Cartografia Tátil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )