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Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

SANTOS, Emina  e  TOME, Luane. O discurso ausente de democracia na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, pp.-.  Epub 06-Maio-2024. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/ipe.vl4i0.70242.

Este trabalho tem o objetivo de compreender como a função social da escola enquanto espaço de formação para a democracia é concebida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental. A pesquisa se caracteriza como de natureza documental e investiga como o conceito de democracia se estabelece enquanto princípio para implementação e garantia de um espaço escolar democratizante. Constatamos que a articulação dos conteúdos do documento com princípios da gestão democrática apresenta-se de forma superficial e inconsistente na Base. Nesse sentido, indica-se que a democracia é apresentada como um conceito vago e com argumentação frágil no texto, ao invés de ser trabalhada como um construto social.

Palavras-chave : BNCC; Função Social da Escola; Espaço Democratizante.

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