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Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

BOCCHIO, María Cecilia; GRINBERG, Silvia Mariela  e  VILLAGRAN, Carla Andrea. Avaliação como política educacional na sociedade managerial. Controle externo, flexibilidade normativa e in/exclusão. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e93693.  Epub 08-Abr-2024. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.93693.

Desde o final do século XX, a avaliação tornou-se o eixo das políticas educativas, apresentando duas tendências que, à primeira vista, parecem contraditórias. Por um lado, testemunhamos o aumento exponencial das avaliações externas e padronizadas promovidas por organizações internacionais e pelos ministérios de educação. Por outro lado, observamos uma prolífica produção de políticas e regulações que visam tornar os critérios de avaliação mais flexíveis em prol da melhoria dos níveis de inclusão e conclusão. As avaliações externas têm como propósito servir como faróis que apontam os resultados e os problemas nos sistemas escolares. Ao mesmo tempo, a busca por flexibilidade, associada mais à evaluación em precceso, está alinhada a uma série de políticas de inclusão que buscam contrariar os efeitos historicamente associados às lógicas meritocráticas e excludentes das práticas de exame. Neste artigo, e adotando a perspectiva da governamentalidade, propomos uma análise das dinâmicas cotidianas através das quais a lógica de responsabilização, característica da era gerencial, se sobrepõe à regulação do sistema escolar e da vida escolar. Nesta análise, tanto as avaliações externas quanto os exames ao nível escolar posicionam a avaliação como a pedra angular de uma política educativa que exige que diretores e professores se dediquem a uma autoavaliação. Consequentemente, a avaliação se transforma em um fim em si mesma, intensificando ainda mais a sua importância. Nesta analise, tanto as provas externas como a nível escolar tornam a avaliação como eixo de uma política educativa que coloca as equipas directivas e aos professores no trabalho de gerir um autoexame que é feito à medida e onde a avaliação torna-se um fim em si mesma.

Palavras-chave : Avaliação; Política educacional; Management; In/exclusão.

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