SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Avaliação como política educacional na sociedade managerial. Controle externo, flexibilidade normativa e in/exclusãoAlém dos números: os usos dos dados de avaliações de aprendizagem em larga escala na elaboração de políticas educacionais. Uma análise documental das políticas nacionais na Argentina (2016-2019) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

SANTOS, Fabiano Antonio dos  e  MARQUES, Hellen Jaqueline. Trinta anos de avaliações externas na América Latina: o discurso da Unesco sobre o protagonismo docente. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e92220.  Epub 08-Abr-2024. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.92220.

Ao longo de quase trinta anos, a Unesco tem exercido grande influência na recomendação de políticas para a educação em todo o mundo. Diante disso, o artigo objetiva apresentar o discurso construído em torno do papel docente na implementação dessas políticas por meio da análise dos documentos mais influentes sobre avaliação externa produzidos pela Unesco para a região latino-americana. Foram analisados 18 documentos, elaborados pela Unesco, e que recomendavam ações, práticas e diretrizes voltadas à implementação de avaliações nos sistemas escolares latino-americanos. Os resultados demonstram que o professor ganha centralidade a partir do final dos anos 1990 e vai se tornando peça fundamental para o discurso de responsabilização das instituições escolares sobre os parâmetros alcançados nas avaliações externas. A busca por moldar um professor eficiente, eficaz, leva a Unesco a adotar estratégias que defendem a eliminação de carreiras estáveis, a construção de currículos pautados em habilidades e competências e o redirecionamento dos processos de formação docente para atender tais demandas. O artigo concluiu que essas estratégias definem um perfil docente pautado na realização de tarefas pragmáticas, em detrimento da formação de uma consciência crítica e emancipatória, provocando sua completa despolitização e desintelectualização.

Palavras-chave : Unesco; Avaliação externa; América Latina; Professor; Trabalho educativo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )