SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Trinta anos de avaliações externas na América Latina: o discurso da Unesco sobre o protagonismo docenteEntre discursos e práticas: as lógicas contraditórias das avaliações padronizadas da qualidade educacional na Província de Buenos Aires (2015-2019) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

LEAVY, Marina López. Além dos números: os usos dos dados de avaliações de aprendizagem em larga escala na elaboração de políticas educacionais. Uma análise documental das políticas nacionais na Argentina (2016-2019). J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e92211.  Epub 08-Abr-2024. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.92211.

Nas últimas três décadas, as avaliações de aprendizagem em larga escala passaram por uma expansão e institucionalização sem precedentes nos sistemas educacionais da América Latina. No entanto, as pesquisas sobre essa questão tendem a se concentrar na adoção de instrumentos de política, enquanto os usos feitos dos resultados na elaboração de políticas têm recebido pouca atenção. O artigo apresenta os resultados de um estudo de caso qualitativo usando análise documental (n=31), com foco em oito políticas nacionais formuladas entre 2016 e 2019 na Argentina. Esse período testemunhou uma nova administração governamental que enfatizou o discurso político baseado em evidências e restaurou a avaliação nacional de aprendizado, Aprender (antigo ONE). O estudo baseia-se em uma revisão da literatura sobre os usos de evidências para a elaboração de políticas educacionais, diferenciando entre usos instrumentais, conceituais, simbólicos e não usos (COBURN; HONIG; STEIN, 2009). Os resultados revelam que os dados das avaliações influenciaram a formulação de cinco das oito políticas. O uso de dados abrangeu tanto propósitos instrumentais quanto simbólicos, enquanto o uso conceitual foi menos proeminente e vinculado a outras formas de evidência educacional, como estudos qualitativos. A pesquisa fornece percepções teóricas sobre a estreita relação entre as motivações políticas para legitimar a avaliação nacional e as lógicas oferecidas para usar (ou não) seus dados na elaboração de políticas.

Palavras-chave : Avaliação nacional do aprendizado em larga escala; Formulação de políticas educacionais; Uso de dados.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )