SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Elaboração, monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação de Curitiba: do movimento à estagnaçãoDemocracia, pós-democracia e gestão democrática na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Jornal de Políticas Educacionais

versão On-line ISSN 1981-1969

Resumo

ASSIS, Tauã Carvalho de. O planejamento participativo atravessado pelo gerencialismo: reflexões sobre a formulação de Planos Municipais de Educação. J. Pol. Educ-s [online]. 2024, vol.18, e92643.  Epub 08-Abr-2024. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.92643.

O artigo discute o planejamento educacional a partir da experiência de três municípios do Sudoeste Goiano na formulação de seus Planos Municipais de Educação. Problematiza as tensões entre a Sociedade Civil e a Sociedade Política em torno da definição das metas e das estratégias dos planos. A pesquisa distingue duas concepções: o planejamento participativo, perseguido pelos profissionais da educação e pela sociedade em geral; e o gerencialismo, posição adotada por agentes políticos nos municípios. Conclui-se que, apesar de a participação se constituir norma para a formulação dos planos, essa não se realizou em sua plenitude.

Palavras-chave : Participação; Planos Municipais de Educação; Planejamento educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )