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Revista Brasileira de Educação Médica
versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
SANTOS NETO, René Scalet dos e ALVES, Rosana. Processo de ensino-aprendizagem em nefrologia: uma revisão integrativa. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.1, e049. Epub 28-Mar-2023. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20220086.
Introdução:
A redução da procura pelos Programas de Residência Médica em Nefrologia na última década é um assunto que vem ganhando relevância, notadamente nas discussões suscitadas pelas sociedades científicas e associações médicas por todo o mundo. Constata-se que há falta de interesse pela especialidade desencadeado por processos de ensino-aprendizagem inadequados no sentido de gerar interesse dos graduandos. Diante desse cenário, é fundamental compreender quais são os fatores que influenciam o processo de ensino-aprendizagem na nefrologia durante a graduação.
Objetivo:
Este estudo teve como objetivo analisar as estratégias de ensino-aprendizagem em nefrologia e seus resultados durante a graduação em Medicina.
Método:
Foi realizada uma revisão integrativa de artigos publicados em inglês, espanhol e português sobre o ensino de nefrologia na graduação em Medicina, com busca em quatro bases de dados (PubMed, ERIC, SciELO e Lilacs). Usamos as seguintes palavras-chave em nossas pesquisas: “educação médica”, “estudantes de medicina”, “nefrologia”, “métodos de ensino” (em português), “medical education”, “medical students”, “nephrology” e “teaching methods” (em inglês) e “educación médica”, “estudiantes de medicina”, “nefrología” e “métodos de enseñanza” (em espanhol).
Resultado:
Observou-se um papel relevante do uso de metodologias ativas nos processos de ensino-aprendizagem como uma ferramenta promissora para ampliar o interesse dos estudantes pelo tema. Além disso, constatou-se que uma parcela dos educadores médicos envolvidos com o ensino da nefrologia é, na realidade, composta de não nefrologistas. Por fim, percebe-se um papel do uso de ferramentas on-line como estratégia para ampliar o interesse dos estudantes pela disciplina.
Conclusão:
Falta rigor no desenho dos estudos sobre a formação do estudante de Medicina em nefrologia, o que não permite aferir resultados precisos sobre o impacto das metodologias de ensino-aprendizagem. Estudos controlados randomizados bem desenhados, bem como o uso de estudos de coorte comparando metodologias de ensino-aprendizagem, são necessários para avaliar efetivamente as técnicas educacionais introduzidas nos currículos das escolas médicas.
Palavras-chave : Educação Médica; Estudantes de Medicina; Nefrologia; Métodos de Ensino.