SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número1Habilidades de comunicação clínica: análise da autoavaliação dos residentes de medicina de família e comunidadeLigas acadêmicas em saúde: uma revisão sistemática e proposta de checklist norteador de novos estudos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

ANDRADE, Maria Virgínia Lellis da Costa; PIO, Danielle Abdel Massih; NONATO, Ana Carolina  e  TONHOM, Silvia Franco da Rocha. Aprendizagem no internato na Atenção Básica em pediatria: olhar de egressos de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2024, vol.48, n.1, e023.  Epub 05-Mar-2024. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v48.1-2021-0378.

Introdução:

Muito se discute sobre a formação de profissionais de saúde preparados para atender às reais necessidades da população no contexto do Sistema Único de Saúde como preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, almejando o cuidado integral. A Atenção Básica se destaca como importante cenário de prática nesse contexto, inclusive no internato, considerando a autonomia e o domínio dessa fase.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo analisar as percepções dos egressos de um curso médico em relação ao internato em pediatria na Atenção Básica.

Método:

Trata-se de pesquisa descritiva, exploratória com abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de entrevistas on-line com egressos de Medicina, formados em uma instituição de ensino superior pública do interior paulista nos anos de 2018 e 2019. Os dados foram examinados por meio da análise de conteúdo temática.

Resultado:

Entrevistaram-se 11 egressos de 2018 e 15 egressos de 2019, com atuações profissionais diversas desde a finalização do curso. A categoria explorada neste artigo será “Oportunidade de aprendizagem durante a Atenção Básica em pediatria”. Vivenciar a Atenção Básica em pediatria oportunizou aprendizados diversos quanto ao cuidado integral da criança, compreendendo a importância de seu contexto e e de suas repercussões.

Conclusão:

Conhecer sobre a Rede de Atenção à Saúde desde o início do curso possibilitou entender as dificuldades vivenciadas nela e o impacto no cuidado. As situações mais prevalentes e de baixa complexidade são a realidade do egresso na atuação profissional e precisam ser abordadas durante o processo de ensino-aprendizagem do internato, favorecendo a atuação dele.

Palavras-chave : Educação Médica; Internato e Residência; Pediatria; Atenção Primária à Saúde; Cuidado Integral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )