SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número78A Universidade e o “homo sabius”. Crítica/CríticaO mapeamento no currículo cultural da Educação Física: cartografia e vadiagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

BOCCHETTI, André  e  GONCALVES, Teresa N. R.. Grito. Gaguejo. Silêncio. (modos de re-existir na docência). Educação e Filosofia [online]. 2022, vol.36, n.78, pp.1417-1447.  Epub 29-Jan-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v36n78a2022-65508.

O texto é um exercício de pensamento, a partir de textos filosóficos e de experiências vivenciadas por seu autor e sua autora, sobre a voz docente e os lugares por ela ocupados, com base em três de suas expressões que, aqui, funcionam como figuras analíticas: o grito, o gaguejo e o silêncio. Elas são tomadas a partir de sua força acontecimental e não individualizante, apontando para as forças do fora deleuziano em seu encontro com a ação docente e em suas possibilidades de criação. Com tais motes vislumbram-se, ao longo do texto, gestos que narram e se propõem a ampliar reflexões sobre uma experiência de docência que, ao resistir à captura, aponta para a re-existência dos próprios professores, e para outros modos de gritar, gaguejar e silenciar.

Palavras-chave : Grito; Gaguejo; Silêncio; Voz docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )