SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número78Atuação do intérprete educacional e o aprender surdo: análise da posição-mestre na relação educativa em sala de aula inclusivaÉ preciso defender a amizade: provas de vida nas guerras de subjetividade das políticas de inimizade contemporâneas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Filosofia

versão impressa ISSN 0102-6801versão On-line ISSN 1982-596X

Resumo

OLIVIER, Alain Patrick. Relação sexual e relação pedagógica: acerca do cuidado de si e do cuidado dos outros. Educação e Filosofia [online]. 2022, vol.36, n.78, pp.1745-1762.  Epub 29-Jan-2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v36n78a2022-66445.

Será possível extrair da obra de Michel Foucault uma teoria da educação e da educação como emancipação? E ainda: qual lugar poderia ocupar no quadro da história da sexualidade? Este artigo ater-se-á aos últimos cursos do filósofo, que deram lugar à temática da autonomia, da liberdade com as teses acerca do “cuidado de si”. Discutir-se-á a possibilidade de considerar a relação epimeléica (cuidado) como uma forma de relação pedagógica, e se indagará por que e como a questão da sexualidade permite reavaliar a questão pedagógica, tocando na problemática da repressão e da dominação concernentes à formação do sujeito. Retoma-se, antes de tudo, as discussões anteriores ao redor da hipótese repressiva (I). Em seguida, visa-se o modo pelo qual se situa a equação entre relação epimeléica, relação erótica e relação pedagógica em Subjetividade e Verdade (II). Enfim, aborda-se a problemática do “cuidado de si” em A hermenêutica do sujeito, com relação ao “cuidado dos outros” à luz da questão da política e das instituições.

Palavras-chave : Relação Pedagógica; Educação; Cuidado de Si; Cuidado dos Outros; Emancipação.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )