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Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional
versão On-line ISSN 2318-1338
Resumo
SILVA, Maraligia da e ROSA, Sanny Silva da. Memórias Democráticas Da Rede Municipal De Ensino De Santo André/Sp: Cultura Escolar Inclusiva. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e68748. Epub 13-Set-2023. ISSN 2318-1338. https://doi.org/10.5902/2318133868748.
Neste artigo, discute-se as ações de dirigentes escolares na produção de uma cultura escolar inclusiva de alunos com deficiência em salas comuns da rede municipal de Santo André/SP. A pesquisa teve como objetivo registrar as memórias democráticas das políticas municipais de educação especial na perspectiva inclusiva, instituídas no início da década de 1990. Os dados foram coletados com um grupo de discussão e analisados por meio de abordagem qualitativa, considerando os seguintes conceitos: educação inclusiva, gestão democrática, atuação em políticas, ação humana. Os resultados foram sistematizados num Protocolo de ações para uma cultura escolar inclusiva1, que articula cinco papeis do diretor escolar: o de administrador; o de mediador; o formador; o de acolhedor e o de articulador.
Palavras-chave : políticas de educação inclusiva; gestão democrática; atuação em políticas; diretor escolar; Santo André/SP.