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Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313
Resumo
DOMINGUEZ, Celi Rodrigues Chaves e TRIVELATO, Silvia Luzia Frateschi. Ciência educ. [online]. 2014, vol.20, n.03, pp.687-702. ISSN 1516-7313.
RESUMO Neste trabalho discute-se, a partir do referencial de Vigotski, como ocorreu o processo de significação sobre borboletas em duas crianças de quatro anos, que se diferenciam de modo contrastante pelas formas de utilizarem as linguagens: um menino que desenhava muito e falava pouco, e uma menina que falava muito e desenhava pouco. Levar em conta as duas formas de expressão permitiu a constatação de que, nos dois casos, houve internalização de conhecimentos. Considera-se que só foi possível fazer essas constatações em decorrência do cuidado metodológico de "dar voz" às crianças por meio de linguagens diferentes, o que possibilitou que tanto a menina como o menino pudessem atribuir significados aos insetos estudados. A partir desta análise, são apontadas algumas das condições necessárias para o desenvolvimento de atividades de ciências com o público infantil.
Palavras-chave : Educação Infantil;; Ensino de Ciências; Linguagem Verbal; Desenho Infantil; Metodologia da Pesquisa.