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Acta Scientiarum. Education
versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
RIBEIRO, Alexandra Ferreira Martins e VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. Relação entre a formação continuada e os recursos tecnológicos, na percepção de professores da educação superior. Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.1, pp.1-2. Epub 01-Fev-2018. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i1.37198.
O olhar deste estudo voltou-se às autobiografias dos professores das ‘licenciaturas de matemática’ das instituições de ensino superior de caráter privado em Curitiba. A pesquisa teve como objetivo geral investigar sua percepção acerca da relação entre a formação continuada e os recursos tecnológicos e desdobrou-se nos seguintes objetivos: analisar as percepções docentes acerca do uso dos recursos tecnológicos na formação continuada e examinar como os docentes compreendem sua aplicação na relação entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada é de caráter bibliográfico com pesquisa de campo, contando com os estudos de Brito e Purificação (2011), Rasco e Recio (2013), Gimeno Sacristán (2013), Tardif (2014) e Kenski (2015). Na pesquisa de campo, utilizaram-se os procedimentos teórico-metodológicos da História Oral para a realização das sete entrevistas feitas com os docentes que atuavam nas ‘licenciaturas de matemática’ em Curitiba. Verificou-se que eles percebem as possibilidades e os desafios do uso dos recursos tecnológicos tanto na formação continuada, quanto na relação entre professor e aluno. Dentre as possibilidades, a formação continuada em tempos e espaços flexíveis; dentre os desafios, acompanhar a rapidez das inovações e sua aplicação em sala de aula.
Palavras-chave : percepção docente; licenciatura de matemática; autobiografias.