SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue06Estudo sobre o autoconceito de um grupo de adolescentes de uma escola pública de São PauloA utilização da técnica q como instrumento de medida nas ciências humanas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

CRUZ, Léa Maria Chagas  and  ESPOSITO, Yara Lúcia. Autoconceito e sua relação com prestígio entre os colegas, nível socioeducacional e inteligência. Cad. Pesqui. [online]. 1972, n.06, pp.36-45. ISSN 0100-1574.

A caracterização e análise das variáveis que interferem no processo de desenvolvimento do auto-conceito tem sido uma das abordagens mais empregadas na área de estudo da auto-avaliação. A importância deste tipo de enfoque é dada não apenas pela maior compreensão teórica que traz sobre o fenômeno em si, mas também por suas contribuições para a elaboração de uma estratégia a ser desenvolvida pela escola no sentido de provocar as mudanças desejáveis no grau de auto-estima dos alunos. A natureza das variáveis selecionadas como objeto de estudo tem sido muito diversificada, por ser sua escolha, em uma grande parte, determinada pela perspectiva teórica e campo a atuação do pesquisador.

Keywords : Autoconceito; Prestígio; Status Socioeconômico; Inteligência.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )