SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número06Estudo sobre o autoconceito de um grupo de adolescentes de uma escola pública de São PauloA utilização da técnica q como instrumento de medida nas ciências humanas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

CRUZ, Léa Maria Chagas  y  ESPOSITO, Yara Lúcia. Autoconceito e sua relação com prestígio entre os colegas, nível socioeducacional e inteligência. Cad. Pesqui. [online]. 1972, n.06, pp.36-45. ISSN 0100-1574.

A caracterização e análise das variáveis que interferem no processo de desenvolvimento do auto-conceito tem sido uma das abordagens mais empregadas na área de estudo da auto-avaliação. A importância deste tipo de enfoque é dada não apenas pela maior compreensão teórica que traz sobre o fenômeno em si, mas também por suas contribuições para a elaboração de uma estratégia a ser desenvolvida pela escola no sentido de provocar as mudanças desejáveis no grau de auto-estima dos alunos. A natureza das variáveis selecionadas como objeto de estudo tem sido muito diversificada, por ser sua escolha, em uma grande parte, determinada pela perspectiva teórica e campo a atuação do pesquisador.

Palabras clave : Autoconceito; Prestígio; Status Socioeconômico; Inteligência.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )