SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número15Estereótipos em relação a papéis sexuais na ColômbiaA educação da mulher brasileira e sua participação nas atividades econômicas, em 1970 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

BLAY, Eva Alterman. Trabalho industrial x trabalho doméstico a ideologia do trabalho feminino. Cad. Pesqui. [online]. 1975, n.15, pp.8-20. ISSN 0100-1574.

Para compreender a atitude das trabalhadoras brasileiras para com o seu papel na sociedade, especialmente sua consciência profissional, é necessário considerar três aspectos mais importantes: o nível econômico do país, a maneira pela qual o mercado de trabalho absorve a força de trabalho feminina e a atitude da família, amigos e parentes relativas às carreiras profissionais femininas. Neste artigo, os dados foram analisados relativamente a este último aspecto, por meio de: a) aceitação - pela própria trabalhadora, pelos membros da família, parentes e amigos, de ambos os sexos - das carreiras profissionais das mulheres; b) divisão de trabalho dentro da família; c) tomada de decisão pelo homem e pela mulher na vida familiar. Revelou-se que a sociedade conserva como femininos os papéis e trabalho doméstico; que as mulheres são ostensivamente, ou não, desencorajadas pela família, especialmente pelos membros masculinos. Pela valorização do papel doméstico da mulher a sociedade utiliza o seu trabalho doméstico sem pagá-la e conserva a mulher ideologicamente fora do mercado de trabalho.

Palavras-chave : Trabalho; Famílias; Indústria; Mercado de trabalho; Escala de avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )