SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Caminhos e descaminhos da educação de adultos no BrasilAlgumas sugestões metodológicas para a elaboração de perfis descritivos de nível socioeconômico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

OLIVEIRA, João Batista Araújo e. Tecnologia educacional no Brasil. Cad. Pesqui. [online]. 1980, n.33, pp.61-69. ISSN 0100-1574.

O artigo apresenta uma visão panorâmica do desenvolvimento da tecnologia educacional no Brasil. A título de exemplos ressalta características positivas e negativas de alguns projetos, particularmente no campo da teleducação. Progressos feitos na área de outros meios e tecnologias são também analisados, sobretudo em termos de seu impacto. Na seção final, o autor apresenta uma avaliação crítica das contribuições e deficiências da tecnologia educacional no país. Os resultados não são irrelevantes, mas há fatores limitativos muito grandes, tanto em termos de idéias quanto instrumentos. O autor aponta, ainda, para a incapacidade do movimento da tecnologia educacional em oferecer soluções concretas para os problemas de quantidade e qualidade do ensino.

Palavras-chave : Tecnologia educacional; Ensino à distância; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )