SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número65Preconceitos e discriminações raciais em livros didáticos e infanto-juvenisO fracasso escolar como objeto de estudo: anotações sobre as características índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

D'ALMEIDA, Alfredo Dias. Ensino supletivo pela tv: um potencial mal aproveitado. Cad. Pesqui. [online]. 1988, n.65, pp.66-71. ISSN 0100-1574.

Os meios de comunicação de massa oferecem inegáveis vantagens se utilizados para fins educativos. Através deles se pode atingir um grande contingente populacional com cursos de elevado nível técnico e didático, elaborados por um número reduzido de especialistas. Mas boas propostas e alta tecnologia, por si só, não garantem um ótimo aprendizado. Entre outras coisas, deve-se levar em conta a necessidade de uma interação do aluno com seus colegas e os professores, as diferentes carências pedagógicas de cada grupo de aluno, assim como seu horário disponível para estudar. Este artigo procura desnudar as contradições entre o discurso e a prática de dois cursos supletivos, veiculados pela televisão brasileira entre 1978 e 1984.

Palavras-chave : Ensino supletivo; Meios de comunicação de massa; Ensino à distância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )