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Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574
Resumo
DUGAS, Lynda S.. A problemática das pesquisas político-eleitorais: o currículo de matemática para a compreensão social. Cad. Pesqui. [online]. 1991, n.76, pp.18-23. ISSN 0100-1574.
O amplo uso de dados estatísticos, determinantes em campanhas políticas, assim como a incapacidade do público em lidar com tais informações estão relacionados com o conteúdo e as práticas do currículo de Matemática. O exame desse currículo, especialmente na escola secundária americana, revela sua descontextualização, sua impregnação positivista:apresentando como "neutro", apolítico, não expõe os estudantes ao modo como a Matemática afeta suas vidas, direta ou indiretamente. Evidencia-se assim a natureza política da Matemática, pleiteando-se uma educação tecnológica voltada para a compreensão das origens e implicações dos cálculos e de suas aplicações à vida social e política.
Palavras-chave : Ensino de Matemática; Currículos; Dados Estatísticos; Vida Social; Política; Eleições.