SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue83After all, where is reading?Misjudging poor children?: Family income and motor development among 4-year old children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

MOREN, Elizabeth Belfort da Silva; DAVID, Maria Manuela Martins Soares  and  MACHADO, Maria da Penha Lopes. Diagnóstico e análise de erros em matemática: subsídios para o processo ensino-aprendizagem. Cad. Pesqui. [online]. 1992, n.83, pp.43-51. ISSN 0100-1574.

No cotidiano da sala de aula, o erro é geralmente encarado de forma demasiado limitada, apenas como avaliador do desempenho acadêmico de alunos. Este artigo relata uma pesquisa em que o diagnóstico e análise de erros em Matemática atuam na identificação de níveis de dificuldade da aprendizagem, na avaliação e orientação do processo ensino-aprendizagem. Em torno da operação de subtração, aplicou-se um teste para identificar níveis de dificuldade a alunos de 3ª a 6ª séries de 11 escolas públicas em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. A análise dos erros revela que uma boa compreensão da estrutura de nosso sistema de numeração implica bom desempenho nas contas, mas a recíproca não é verdadeira, permitindo avançar sugestões para o ensino em sala de aula.

Keywords : Matemática; Análise de Erros; Ensino-Aprendizagem; Ensino de 1º Grau.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )