SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue137A luta pela ética no ensino fundamental: religiosa ou laica?Tecnologia, trabalho e formação na reforma curricular do ensino médio author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

DADICO, Luciana. Práticas educacionais distintas: a psicologia no ensino médio paulista. Cad. Pesqui. [online]. 2009, vol.39, n.137, pp.421-440. ISSN 0100-1574.

Este artigo visa discutir, à luz da aprovação do Parecer n. 38/06 do Conselho Nacional de Educação que torna obrigatório o ensino de Filosofia e Sociologia no ensino médio, a pertinência do ensino de Psicologia, em particular no Estado de São Paulo, onde esta disciplina vem progressivamente perdendo espaço. Subsidia o debate, pesquisa de caráter etnográfico, composta por dois estudos de caso realizados em estabelecimentos de ensino, um público e um privado, do município de São Paulo, onde foram acompanhadas aulas de Psicologia mediante observação e analisadas questões relativas ao ensino dessa disciplina. Aspectos característicos de cada escola levaram a refletir sobre as disparidades do sistema educacional paulista, conduzindo à discussão sobre o ensino de Psicologia e sua contribuição, como ciência, nesse cenário.

Keywords : Psicologia; Ensino; Currículo; Ensino Médio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )