SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número137A luta pela ética no ensino fundamental: religiosa ou laica?Tecnologia, trabalho e formação na reforma curricular do ensino médio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

DADICO, Luciana. Práticas educacionais distintas: a psicologia no ensino médio paulista. Cad. Pesqui. [online]. 2009, vol.39, n.137, pp.421-440. ISSN 0100-1574.

Este artigo visa discutir, à luz da aprovação do Parecer n. 38/06 do Conselho Nacional de Educação que torna obrigatório o ensino de Filosofia e Sociologia no ensino médio, a pertinência do ensino de Psicologia, em particular no Estado de São Paulo, onde esta disciplina vem progressivamente perdendo espaço. Subsidia o debate, pesquisa de caráter etnográfico, composta por dois estudos de caso realizados em estabelecimentos de ensino, um público e um privado, do município de São Paulo, onde foram acompanhadas aulas de Psicologia mediante observação e analisadas questões relativas ao ensino dessa disciplina. Aspectos característicos de cada escola levaram a refletir sobre as disparidades do sistema educacional paulista, conduzindo à discussão sobre o ensino de Psicologia e sua contribuição, como ciência, nesse cenário.

Palabras clave : Psicologia; Ensino; Currículo; Ensino Médio.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )