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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

SILVA, Roberto Rafael Dias da  e  PEREIRA, Anna Luiza Verdi. Políticas de constituição do conhecimento escolar na pesquisa educacional brasileira. Cad. Pesqui. [online]. 2013, vol.43, n.150, pp.884-905. ISSN 0100-1574.

Este artigo aborda os processos escolares contemporâneos para entender as práticas de socialização e de transmissão cultural como processos socialmente produzidos. Para tanto, parte-se de uma revisão de literatura dos estudos sobre as políticas curriculares na América Latina, identificando duas tendências da produção sobre a constituição do conhecimento escolar. Revisaram-se, então, artigos publicados em cinco periódicos brasileiros ao longo da última década, elaborando-se “mapas da literatura”. Notou-se a predominância de três perspectivas: políticas de organização do conhecimento escolar; práticas escolares; epistemologias do currículo. Após o exame dos artigos selecionados, constatou-se que apresentam significativa consistência teórica, embora ainda apresentem poucos estudos empíricos.

Palavras-chave : Conhecimento Escolar; Currículo; Políticas Educacionais; Revisão da Literatura.

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