SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número150AIDS e reprodução: a perspectiva jurídica em análiseO profissional da inclusão escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

NAVARRETE G., David. Becas de posgrado para indígenas: un programa no convencional en México. Cad. Pesqui. [online]. 2013, vol.43, n.150, pp.968-985. ISSN 0100-1574.

Neste trabalho são examinados a implantação e os principais resultados obtidos no México pelo Programa Internacional de Bolsas da Fundação Ford (IFP, pelas siglas em inglês). O artigo se refere ao momento histórico e ao contexto político no qual o programa foi desenvolvido e apresenta um panorama geral das condições de marginalização que afetam os povos indígenas, ressaltando seus baixos índices de acesso ao ensino superior. É apresentada uma série de indicadores sobre o desempenho acadêmico dos alunos que concluíram sua pós-graduação e são discutidos os fatores que incidem sobre os resultados positivos obtidos. Ao longo do trabalho evidencia-se que programas de bolsas não convencionais, como o IFP, contribuem para enfrentar os problemas de acesso, permanência e graduação que afetam a população indígena no sistema educacional superior do país.

Palavras-chave : Povos Indígenas; Ensino Superior; Acesso à Educação; Bolsa de Estudo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )