SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue169Exams and logics of producing good pupils in the middle classes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

ALVES, Maria Teresa Gonzaga  and  XAVIER, Flavia Pereira. Indicadores multidimensionais para avaliação da infraestrutura escolar: o ensino fundamental. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.169, pp.708-746. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145455.

Apresentamos um conjunto de indicadores para avaliar a infraestrutura das escolas públicas de ensino fundamental brasileiras. Partimos do pressuposto de que a infraestrutura é um construto complexo, o que justifica a sua avaliação por múltiplas dimensões. Utilizamos os dados do Censo Escolar da Educação Básica e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), de 2013 e 2015. Os resultados apontam para melhora da infraestrutura no período, mas os padrões de desigualdade conhecidos da literatura se repetem. As escolas rurais, pequenas, municipais, do Norte e Nordeste têm médias mais baixas em todos os indicadores. Também verificamos associação de mesmo sentido dos indicadores de infraestrutura com o nível socioeconômico e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Keywords : Infraestrutura Escolar; Indicadores Educacionais; Desigualdades Escolares; Ensino.

        · abstract in French | Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )