SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51INCLUSIÓN ESCOLAR: EFECTOS DEL PLAN NACIONAL DE EDUCACIÓN EN LOS PLANES MUNICIPALESPRESUPUESTO DE EDUCACIÓN PÚBLICA Y MACROPOLÍTICA EDUCACIONAL CHILENA: HALLAZGOS Y DEBATES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

MARTINEZ, Juan Miguel Martínez  y  SANCHO, Antonio Tudela. AS TECNOLOGIAS NOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS: UMA ANÁLISE POLÍTICA DO DISCURSO. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07287.  Epub 13-Oct-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147287.

As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) são parte essencial do discurso educativo de instituições como a OCDE e a Unesco. As pesquisas sobre a questão não têm examinado suficientemente os mecanismos ideológicos que operam por trás desses discursos educativos sobre tecnologia. Assim, o objetivo do artigo é analisar de forma discursiva os argumentos utilizados em textos de política educacional de instâncias supranacionais (OCDE e Unesco) que apoiam a implantação das TIC na Educação. Realizamos uma análise documental adotando a abordagem metodológica da Análise Política de Discurso (APD). Os resultados mostram como os discursos sobre as TIC presentes nos documentos de ambas as instituições fazem parte de uma visão da educação que precisa se adequar às demandas das sociedades e das economias neoliberais.

Palabras clave : NEOLIBERALISMO; POLÍTICAS EDUCACIONAIS; TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO; GOVERNABILIDADE.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )