SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51INCLUSÃO ESCOLAR: EFEITOS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO NOS PLANOS MUNICIPAISORÇAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E MACRO-POLÍTICA EDUCACIONAL CHILENA: RESULTADOS E DISCUSSÕES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

MARTINEZ, Juan Miguel Martínez  e  SANCHO, Antonio Tudela. AS TECNOLOGIAS NOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS: UMA ANÁLISE POLÍTICA DO DISCURSO. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07287.  Epub 13-Out-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147287.

As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) são parte essencial do discurso educativo de instituições como a OCDE e a Unesco. As pesquisas sobre a questão não têm examinado suficientemente os mecanismos ideológicos que operam por trás desses discursos educativos sobre tecnologia. Assim, o objetivo do artigo é analisar de forma discursiva os argumentos utilizados em textos de política educacional de instâncias supranacionais (OCDE e Unesco) que apoiam a implantação das TIC na Educação. Realizamos uma análise documental adotando a abordagem metodológica da Análise Política de Discurso (APD). Os resultados mostram como os discursos sobre as TIC presentes nos documentos de ambas as instituições fazem parte de uma visão da educação que precisa se adequar às demandas das sociedades e das economias neoliberais.

Palavras-chave : NEOLIBERALISMO; POLÍTICAS EDUCACIONAIS; TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO; GOVERNABILIDADE.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )