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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

GOLGHER, André Braz. EVOLUÇÃO RECENTE DA PRESENÇA E DO PERFIL DE MINORIAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07351.  Epub 19-Nov-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147351.

Foram implementadas políticas de ação afirmativa, incluindo políticas de bônus e cotas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o intuito de diminuir desigualdades no acesso ao ensino superior. Além disso, o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades (Reuni) e o uso do Exame Nacional do Ensino Médio/Sistema de Seleção Unificado (Enem/SiSU) no processo seletivo podem ter afetado a proporção de estudantes pertencentes às minorias frequentando instituições públicas de ensino superior no Brasil. O principal objetivo deste trabalho é verificar a evolução da diversidade do corpo discente da UFMG no período de 2006 a 2015, abordando os efeitos dessas mudanças. As políticas do Reuni, bônus e cotas parecem ser eficazes na redução das desigualdades de diferentes tipos na UFMG, enquanto o Enem/SiSU parece ter promovido um aumento na desigualdade. Além disso, foram avaliados os determinantes da propensão de pertencer a domicílios de baixa renda, de ser negro ou de ter frequentado escolas de nível médio particulares ou estaduais.

Palavras-chave : AÇÃO AFIRMATIVA; REUNI; ENEM; COTAS.

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