SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51SCHOOL INCLUSION AND PHYSICAL INFRASTRUCTURE OF ELEMENTARY SCHOOLTHE “HEADS OF DISCIPLINE”: CHILDREN'S INVENTIVITY IN THE 1930S author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

BOJORQUE, Gina et al. COMPETÊNCIAS NUMÉRICAS PRECOCES DE CRIANÇAS EQUATORIANAS: DIFERENÇAS ENTRE TIPOS DE ESCOLAS. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e06902.  Epub May 28, 2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146902.

O objetivo deste estudo foi examinar as competências numéricas precoces de 355 crianças equatorianas no início do jardim de infância, considerando o tipo de escola que frequentam. As crianças resolveram um teste de habilidades numéricas precoces e um de foco espontâneo na numerosidade. Os resultados revelaram um nível baixo de habilidades numéricas precoces e de foco espontâneo na numerosidade. As crianças que frequentam escolas privadas superaram seus colegas de escolas públicas rurais em habilidades numéricas precoces, porém não no foco espontâneo na numerosidade. Esses achados são discutidos em função da importância de práticas de instrução diferenciadas em matemática precoce no jardim de infância equatoriano.

Keywords : MATEMÁTICA; ESCOLA; INFÂNCIA; EQUADOR.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )