SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51INCLUSIÓN ESCOLAR E INFRAESTRUCTURA FÍSICA DE ESCUELAS DE EDUCACIÓN FUNDAMENTALLOS “JEFES DE DISCIPLINA”: INVENTIVA INFANTIL EN LA DÉCADA DE 1930 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

BOJORQUE, Gina et al. COMPETÊNCIAS NUMÉRICAS PRECOCES DE CRIANÇAS EQUATORIANAS: DIFERENÇAS ENTRE TIPOS DE ESCOLAS. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e06902.  Epub 28-Mayo-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146902.

O objetivo deste estudo foi examinar as competências numéricas precoces de 355 crianças equatorianas no início do jardim de infância, considerando o tipo de escola que frequentam. As crianças resolveram um teste de habilidades numéricas precoces e um de foco espontâneo na numerosidade. Os resultados revelaram um nível baixo de habilidades numéricas precoces e de foco espontâneo na numerosidade. As crianças que frequentam escolas privadas superaram seus colegas de escolas públicas rurais em habilidades numéricas precoces, porém não no foco espontâneo na numerosidade. Esses achados são discutidos em função da importância de práticas de instrução diferenciadas em matemática precoce no jardim de infância equatoriano.

Palabras clave : MATEMÁTICA; ESCOLA; INFÂNCIA; EQUADOR.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )