SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53REDES SOCIALES Y DESARROLLO PROFESIONAL DOCENTE: NUEVOS ESPACIOS DE FORMACIÓNGÉNERO Y EDUCACIÓN SECUNDARIA: EXPERIENCIAS Y ESTRATEGIAS DE LOS PROFESORES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

CASTRO, Maria Celeste Souza de  y  RIBEIRO, Silvar Ferreira. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: NOVA RACIONALIDADE VIA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e09898.  Epub 13-Sep-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149898.

Este artigo objetiva correlacionar os princípios e as diretrizes da extensão com as políticas de formação de professores e de ação na escola pública. Para isso foram consideradas a Resolução n. 2/2015, a Resolução n. 2/2019 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A abordagem qualitativa foi realizada com análise categorial temática pelo software MAXQDA para extrair possíveis correlações entre as políticas de formação e ação. O aporte teórico de formação para autonomia e compromisso social subsidiou a ótica de análise, considerando a extensão universitária como campo educativo-formativo-científico-social que possibilita uma formação docente crítico- -emancipadora. Os resultados indicam que a extensão é o locus de referência para dar respostas criativas às políticas educacionais.

Palabras clave : EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA; POLÍTICA DA EDUCAÇÃO; PENSAMENTO COMPLEXO; RACIONALIDADE.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )