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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

CASTRO, Maria Celeste Souza de  e  RIBEIRO, Silvar Ferreira. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: NOVA RACIONALIDADE VIA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e09898.  Epub 13-Set-2023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053149898.

Este artigo objetiva correlacionar os princípios e as diretrizes da extensão com as políticas de formação de professores e de ação na escola pública. Para isso foram consideradas a Resolução n. 2/2015, a Resolução n. 2/2019 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A abordagem qualitativa foi realizada com análise categorial temática pelo software MAXQDA para extrair possíveis correlações entre as políticas de formação e ação. O aporte teórico de formação para autonomia e compromisso social subsidiou a ótica de análise, considerando a extensão universitária como campo educativo-formativo-científico-social que possibilita uma formação docente crítico- -emancipadora. Os resultados indicam que a extensão é o locus de referência para dar respostas criativas às políticas educacionais.

Palavras-chave : EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA; POLÍTICA DA EDUCAÇÃO; PENSAMENTO COMPLEXO; RACIONALIDADE.

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